Boa madrugada, sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Casa do Ceará

Imprima




Ouça aqui o Hino do Estado do Ceará



Instituições Parceiras


































:: Jornal Ceará em Brasília


::Odontoclínica
Untitled Document

Abril 2009

Acopiara - Reverência aos nossos heróis anônimos


O Ceara é um Estado de situações complexas, que só os cearenses entendem

Não temos heróis, nem unanimidade sobre isso. Talvez tenhamos referências,com as quais nos identificamos, rendemos tributos e respeito. Não mais que isso. Se fossem heróis, seriam de pés de barros. Não temos cultura para suportar heróis, aturá-los, homenageá-los, carregalos nas costas. A grande verdade e que não temos saco para heróis ou anti-heróis. Museus, casas de cultura, centros culturais, monumentos e estátuas, geralmente são mal conservadas. Bibliotecas e arquivos públicos vão no mesmo caminho.

Deixem os assim considerados como nomes de cidade, bairro, rua, praça, beco, alameda, avenida, edifícios, forma simplória de serem cultuados e lembrados.

Guardemos suas contribuições. Muitos terão o reconhecimento de quase todos os cearenses. Já é alguma coisa, principalmente dos patriotas, dos caçadores de heróis.

Em Acopiara não poderia ser diferente. No imaginário de diferentes gerações temos os dois grupos de heróis.

No andar de cima, entre o clero, a nobreza, a burguesia, os “coronéis” – jamais execrados como exploradores - os descendentes de Bernardino das Lages, Antonio, João, Jose, Alfredo, Raimundo e Ernesto, povoadores, Celso de Oliveira Castro, Cazuzinha Marques, José Marques Filho, Henrique Gurgel Valente, Vovô do Rio, Quintino Cunha, Carlyle Martins, Candido Couto, Monsenhor Coelho, padres Francisco Rolim João Antonio e Crisares, Pedro Alves de Oliveira, José Alves de Oliveira, Chico Guilherme, Paulino Felix Teixeira, Chico Rufi no, Chico Sobrinho, Manuel José da Silva, Tiburcio Valeriano Soares Diniz, Miguel Galdino de Oliveira, Ezequiel Albuquerque de Macedo, João Holanda, Julio Holanda, Zezinho da Malhada, Cícero Leite, Antonio do Cedro, Edmilson Teixeira, Neneo Ricarte, Higino Teixeira, José Pereira, Emidio Calixto, Ildefonso Ferreira de Souza, Alcebíades Jácome, Derly Barreto, Renato Braga, João Uchoa, Gentil Domingues, Azarias Macedo, José Mota, Waldir Cabral Herbster;

No andar de baixo, Raimundo Hipólito da Silva, Raimundo Porca, vaqueiro e animador cultural; Afonso de Aquino, o Afonso Gogó, que foi mal tocador de sanfona, bom animador de carnavais e ótimo pedreiro; Ageu Lourenço de Almeida, o vigia noturno que foi cortador de lenha; Antonio Neves, Raimundo Sena, Cajueiro e Antonio dos Anjos, botadores d’agua; Francisco Lopes da Silva, o Peba, João Batista de Lima, Nicolau Ventura da Silva, Pernambuco, Valdivino Felix, Patinho, carreteiros; Pedro da Verdura e Francisco José de Queiroz, o Chico Come Figo, verdureiros; João Silva de Oliveira, José Alexandre da Silva, Zé Buchinho, engraxates; José Andrade de Paiva, Roseno, pedreiro e pintor; Manoel Dionisio Batista, Manoel Tapioca, vendedor de tapioca e sanfoneiro; Nominandas Bezerra de Lima, Naniname, vendedor ambulante em lombo de jumento, nos sítios, de pão a miudezas; Salatiel, José e Vicente Gerônimo de Oliveira, barbeiros; Joviano Gomes, violonista, tocador de banjo, seresteiro e carnavalesco; Neo Miranda, clarinetista.

Há mais gente querida como Raimundo Pinheiro Magalhaes, Dedé Eletricista, na Prefeitura,Telefonica e Cinemas, Cara Velha e F Faísca, também eletricistas; Jaime Venancio e Sorriso, mecânicos; Joaquim Fonfon, vendedor de ovos; Erneste carcereiro, Chico Leopoldo e Antonio Lopes,motoristas; João Cantonila, José Bil e Capuchu, pedreiros; Fransquinho Nicó, vacinador de gado; José Aristides e Bichoca, sapateiros; João Sapato,sapateiro e engraxate; Fussura e Valmir,coveiros; Mané Vei e Antonio Luiz, tiradores de goteiras; Parabela, lavador de carro; Antonio Loló ,pipoqueiro; Juazeiro, Bisouro e Eduardo Gurgel, fotógrafos; José Justino, carteiro; Zezinho da Adélia, fl andeiro; Elias Neves, padeiro; Macedo e Domingos, relojoeiros; Rivadávia e Antonio Amorim, carpinteiros; Pedro Taveira que transportava material de construção; Pissica, motorista e jogador de futebol; João Vitorino, marchante. Julio Praxedes consertava enxadas.

Entre as mulheres, D. Nenem Nogueira, parteira; Maria Petronilia Tavares de Oliveira, Maria Pretinha, lavadeira e engomadeira, andavam com suas roupas longas e brancas e correntes de rosários e medalhas; Izabel Carão, engomadeira; Lavinia Neves, jardineira da praça da Matriz; Maria Brígida da Silva, Maria de Bila, engomadeira e professora leiga. Maria Paz da Silva, Maria Viúva, teve um café e vendida frutas de porta em porta; Maria Banana Boa, vendedora de banana; Maria Feiinha, Maria Dedé, que acudia as mães no resguardo cuidando delas e do filho; Rita de Fato e Malvina, lavadeiras de fato; Geralda Badu, Francisca Antunes Ribeiro, Chiquinha Vitor, Expedita Gaga, D. Chicô e Chiquinha Silvestre rezadeiras e benzedeiras; Adelia Polda Braba, Aninha, Francisca Feitosa de Oliveira, Chica Camelo, Chiquinha Rola, e Laurinda, lavadeiras; Mariosa e Isabel Carão,engomadeiras; Nenem Felicio e Maria do Carmo, donas de café, Cristina e Leoa, donas de cabaré; Maria Breu dona do primeiro restaurante; Dezinha faxineira

Não houve nas relações sociais rompimento do equilíbrio e da estabilidade social. Não era da cultura local levar os pobres e os excluídos para o pelourinho, surrá-los, humilhá-los e agredi-los. Não tinha pelourinho, mas pudor e respeito.

A caridade era tão corrente como a exploração do trabalho assalariado. Não havia assistência social nem se sabia o que era assistencialismo. O coronelismo e o paternalismo assumiam a proteção social dos excluídos, através de instituições prosaicas como os círculos operários e os irmãos vicentinos.

Por isso é possível afirmar que nossos heróis anônimos, nos andares de cima e de baixo, eram de certa forma de pés de barro. Assim levaram suas vidas pelas ruas de Acopiara e lá descansam em paz. Só que as gerações subseqüentes optaram por homenagear o andar de cima, esquecendo-se do andar de baixo, o que precisa ser reavaliado, pois os dois grupos foram fundamentais para que existíssemos como grupo social organizado.

De minha parte, até sugiro que construamos um monumento em Acopiara com os nomes, lado a lado, dos que fizeram nossa história com o suor de seu rosto, o calo de suas mãos e a dignidade de seus corações. Seria o Obelisco do Povo de Acopiara.    

(*) JB Serra e Gurgel (Acopiara), jornalista e escritor, com a colaboração de Luzia Adaíza F. A. Silva e Rivanda Teixeira.

 

Untitled Document

JB Serra e Gurgel
Jornalista e Escritor
http://www.cruiser.com.br/girias
gurgel@cruiser.com.br


:: Outras edições ::

> 2017

– Outubro
Como os cearenses vem os cearenses nativos e forasteiros

– Setembro
Ascensão e queda de Cleto Meireles: Colmeia, Haspa e Cidade Ocidental

– Julho
Para a Forbes, o Califa Abu Bakral Bagdadi é a 57ª pessoa mais poderosa do mundo

> 2016

– Setembro
Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor

> 2015

– Novembro
Para a Forbes, o Califa Abu Bakral Bagdadi é a 57ª pessoa mais poderosa do mundo

– Outubro
Um cavaleiro andante que caminhou entre aforismos e citações

– Setembro
Por uma claraboia no meio do Salão Nobre do Palácio da Abolição

– Agosto
As cem edições do Jornal da Gíria. Um marco no mundo gírio

> 2014

– Setembro
Acopiara : “Meton, notas de uma vida”, uma trajetória e um exemplo

– Agosto
O Ceará poderia ter tido mais um presidente: Juarez Távora

– Julho
Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor

– Junho
Dionísia aumentou a presença de Acopiara na Siqueira Gurgel

– Maio
Estão querendo Revogar a lei do morro: não sei, não vi, não conheço

– Abril
Faça como o velho marinheiro...

– Março
Tereza Aragão Serra, uma lenda quase esquecida em Tauá

– Fevereiro
José de Alencar e a língua portuguesa

– Janeiro
Moreira de Acopiara - o poeta popular de Diadema/SP

 

> 2013

– Dezembro
A presença dos Cearenses na população de Brasília

– Novembro
O cearense que escolheu o local para implantação de Brasília

– Outubro
Acopiara – Tia Nenem uma guerreira entre os Guilherme

– Agosto
As citações que marcam o cotidiano de Osvaldo Quinsan

– Julho
O último apito do trem que passava por Acopiara

– Junho
Dionísia aumentou a presença de Acopiara na Siqueira Gurgel

– Maio
Estão querendo Revogar a lei do morro: não sei, não vi, não conheço

– Abril
Faça como o velho marinheiro...

– Março
Tereza Aragão Serra, uma lenda quase esquecida em Tauá

– Fevereiro
José de Alencar e a língua portuguesa

– Janeiro
Moreira de Acopiara - o poeta popular de Diadema/SP

> 2012

–Dezembro
O acopiarense Vicente dos dez mares e oceanos

–Novembro
A presença de marranos e ciganos no Ceará

–Outubro
No modo de dizer dos italianos, as raízes de expressões brasileiras

–Setembro
Nobreza Cearense: Barões e viscondes não assinalados

–Agosto
A linguagem de Paco, regional e universal

–Julho
As armas e os barões assinalados

–Junho
Acopiara - Eita Brazilzão sem porteira

–Maio
Acopiara - Nertan Holanda Gurgel. Auto retrato de um homem simples

–Abril
José Alves de Oliveira: “árvore velha não se muda”

– Março
A gíria presente na obra de Eça de Queiroz II

– Fevereiro
Miguel Galdino - uma vida pelas justas causas

– Janeiro
História do Ceará de todos nós, presentes e ausentes

> 2011

– Dezembro
A gíria ou o calão presente na obra de Eça de Queiroz

– Novembro
A gíria ou o calão presente na obra de Eça de Queiroz
– Setembro
Como o Ceará libertou seus 30 mil escravos
– Agosto
Manoel Edmilson Teixeira um homem simples e de bem
– Julho
Acopiara - Apelidos e o que não falta
– Junho
Acopiara -Zé Marques Filho, uma referencia de respeito
– Maio
Os cearenses do Rio de Janeiro
– Janeiro
Acopiara - não é só mineiro que é desconfiado

> 2010

– Dezembro
Acopiara – os brasileiros reclamam de que mesmo?
–Novembro
Marcas da presença do Ceará na Guerra do Paraguai
– Outubro
Como o Brasil começou a fabricar seu papel moeda
– Junho
Um cearense acima de qualquer suspeita
– Maio
Acopiara – O centenário de Alcebíades da Silva Jacome
– Abril
Acopiara e o Seminário do Crato
– Fevereiro
A queda de braço entre o Presidente Castello Branco e seu irmão Lauro

> 2009

– Dezembro
Os desencontros entre José de Alencar e dom Pedro II
– Novembro
Tem uma Teresa que foi a 1ª. mulher cearense a ser delegada da mulher em Brasília
– Outubro
Acopiara - Dom Newton 60 anos de padre, 30 anos de bispo
– Agosto
Acopiara - O passado é um pais estrangeiro
– Julho
Futebol cearense atravessa mau momento
– Junho
Acopiara – O Estrago da Crise Global
–Maio
Meu avô – Henrique Gurgel do Amaral Valente II
–Abril
Acopiara - Reverência aos nossos heróis anônimos
– Fevereiro
Acopiara vista à distancia, em cruzeiro
– Janeiro
Chico Sobrinho o líder do clã que fará 20 anos de poder em Acopiara

> 2008

– Dezembro
- Acopiara comemorou cinco centenários em 2008
– Novembro
- Acopiara – os 50 anos do padre Crisares.
– Outubro
-Acopiara – como nos despedimos dos que se foram
– Setembro
-Acopiara – Mazinho e Erosimar, os empreendedores
– Agosto
-Acopiara – Ezequiel partiu e deixou saudade
– Julho
- Acopiara - Meu avô, Henrique Gurgel do Amaral Valente
– Junho
- As mães que povoaram Acopiar
– Maio
- Chico Guilherme, a hora e a vez do Coronel




:: Veja Também ::

Blog do Ayrton Rocha
Blog do Edmilson Caminha
Blog do Presidente
Humor Negro & Branco Humor
Fernando Gurgel Filho
JB Serra e Gurgel
José Colombo de Souza Filho
José Jezer de Oliveira
Luciano Barreira
Lustosa da Costa
Regina Stella
Wilson Ibiapina
















SGAN Quadra 910 Conjunto F Asa Norte | Brasília-DF | CEP 70.790-100 | Fone: 3533-3800 | Whatsapp 61 995643484
E-mail: casadoceara@casadoceara.org.br
- Copyright@ - 2006/2007 - CASA DO CEARÁ EM BRASÍLIA -