Boa madrugada, sábado, 20 de Abril de 2024
Casa do Ceará

Imprima




Ouça aqui o Hino do Estado do Ceará



Instituições Parceiras


































:: Jornal Ceará em Brasília


::Odontoclínica
Untitled Document

Julho 2017

Trezentos anos da família Gurgel no Nordeste (1716-2016)

Este era o título do livro que  José Jarbas Studart Gurgel (Acaraú, 20.07.1935 –Fortaleza 29.01.2015) pretendia publicar para marcar os 300 anos da presença da Família Gurgel no Nordeste , a História de uma das mais tradicionais famílias do Brasil, não tivesse sido surpreendido pela morte  nos seus 80 anos, intensamente vividos. Antes pensara em titular, “De Geração em Geração”.

Guardo comigo a última edição,  quase definitiva , de 2014, editada e montada. Certamente pretendia convocar a Gurgelândia do Nordeste, especialmente do Ceará e no Rio Grande do Norte, com sua “apresentação”, a 6ª, de 16.09.2014. (mandou-me a 2ª, de 10.01.2014) 3º. De 10.01.2014) além de  cartas de 10.11.13 e de 11.02, 16.07 e 10.11.14 e inúmeros e-mails., dando-me ciência das pesquisas, investigações, consultas sobre sua obra, que tinha como referência “o cumprimento da verdade e o resgate histórico e genealógico de nossa família”.

Seus estudos complementam os de Heitor Luiz do Amaral Gur- gel , “Uma Família Carioca do Século XVI”,  de Miguel Santiago Gurgel , “Porteiras e Currais” , com as fazendas de Santa Cruz do Aracati, e de Aldysio Gurgel do Amaral,  “Na Trilha do Passado, Genealogia da Família Gurgel”. Claro que há lacunas a serem preenchidas por outros pesquisadores.

Sua convicção era muito forte  indicando que  “em face de pro- blemas políticos” a família Gurgel migrou de seu habitat inicial, no Rio de Janeiro, onde se estabeleceu no inicio do século XVII  mais precisamente em 1606 com o casamento de Toussaint Gurgel, de 30 anos,  e Domingas Arão Amaral, de 20. O corsário Toussaint Gurgel,  de Havre de Grace, da Alsácia, França, de mãe francesa e pai alemão da Baviera, chegou a Cabo Frio em 1595, no comboio que visava a implantação da França Antártica.

Em 410 anos, e com 16 gerações, com os entrelaçamentos de Gurgel do Amaral, Gurgel Valente, Gurgel Costa Lima, Studart Gurgel,  Gurgel Barbosa, Nogueira Gurgel, Santos Gurgel,  Gurgel Carlos Silva, Oliveira Gurgel, Holanda Gurgel, estimam-se que mais de 15 mil os descendentes.

A migração dos Gurgel para o Nordeste iniciou- se em 1716, após o governador do Rio de Janeiro,  Francisco Xavier de Távora, o 56º, que já tinha afrontado Cláudio Gurgel do Amaral, grande proprietário de terras no Rio de Janeiro (Morros do Castelo e de Santa Teresa, Outeiro da Gloria, Campo Grande, entre outros, fugiu  para Cataguazes em Minas Gerais, onde vivia seu primo Francisco do Amaral Gurgel. Seu filho, o alferes José Gurgel do Amaral, ofendido por João Manoel de Melo e apaniguados, travou uma acirrada luta política e matou todos seus desafetos,  sendo os Gurgel declarados. “réus de morte” pelo Governador Távora. José acabou preso   em Minas, cumpriu pena o Rio e em Salvador, onde foi levado ao patíbulo.

Maria Gurgel do Amaral, nascida no Rio de Janeiro em 1712, chegou com seus pais à região Penedo ou São Miguel dos Campos, em Alagoas, em 1716,  acompanhada de seu marido Davi Lopes de Barros (nome disfarçado).

Um de sues filhos, José Gurgel do Amaral, nascido em  1712, em Penedo, foi casado com Cosma Nunes Nogueira, é o 1º Patriarca da família Gurgel do Aracati.  José Gurgel do Amaral Filho, nasceu na fazenda Porteiras, na  vila de Santa Cruz do Ara- cati, e é considerado 2º Patriarca da Família Gurgel de Aracati, nascido no ano de 1784. Casou-se duas vezes e teve 20 filhos.

A versão “De Geração em Geração”, a 2ª de 10.10.2013, con- tinha os seguintes capítulos: Sumário, Apresentação, Introdução, O Patriarca do Brasil, O Patriarca do Nordeste, O Patriarca de Aracati, O Patriarca de Acaraú, O Patriarca do Recife, Justiça e Justiceiros, Um Gurgel Presidente da República, Do Quinto ao Oitavo filho, A Matriarca de Caraúbas,  Um Gurgel Governador de Estado, A Matriarca de Maranguape, O Ramo dos Gurgel Nogueira, Descendentes de Philomena e de Olímpia Gurgel do Amaral, 14ª e 15ª filhas do Patriarca do Aracati, .Os Patriarcas de Apodi e da Paraíba, Amantes das Artes e da Cultura; O Patriar- ca de Acopiara, Descendência de d. Felismina, O Patriarca de Fortaleza, Uma Comunidade de Vocacionados,  descendentes de Jesumira Gurgel do Amaral, a 20ª filha do Patriarca de Aracati; um Gurgel Patrono do Exército Nacional, Exploradores de Ouro nas Minas Gerais, Um Gurgel Inconfidente Mineiro, Conclusão e Bibliografia Consultada.

A versão “Trezentos Anos da Família Gurgel no Nordeste (1716-2016), a 6ª de 16.09.2014, que me foi entregue em seu apartamento da Visconde de Mauá, e que seria quase definitiva, constavam os capítulos:  Apresentação, Prefácio, que me pediu que o fizesse,  Introdução,  o Genearca  do Brasil,  Toussaint Gurgel; o Patriarca do Nordeste, José Gurgel do Amaral, o Patriarca de Ara- cati, José Gurgel do Amaral Filho; os Studart Gurgel, o Patriarca de; Acaraú, Benjamin Studart Gurgel; os Barros Leal e outros, os outros filhos de Delfino; um Gurgel Presidente da Republica, Humberto de Alencar Castello Branco; Os Gurgel Valente e outros; A Matriarca de Caraubas (RN), Quitéria Gurgel do Amaral;  Um Gurgel Governador de Estado Monsenhor Valfredo Gurgel (RN), a Matriarca de Maranguape, Matilde Maria Gurgel do Amaral; Um Gurgel Nogueira e outros; os Carlos da Silva e outros; Patriarcas do Apodi, Tibúrcio Valeriano Gurgel do Amaral e da Paraiba,  Paulo de Brito Guerra; os Monteiro Gurgel e outros, o Patriarca de Acopiara, Henrique Gurgel do Amaral Valente (Vovô do Rio),  Descendentes de d. Felismina Gurgel do Amaral; O Patriarca de  Fortaleza, José Gurgel do Amaral; os Guedes e Outros, Heróis da Guerra do Paraguai, entre eles, o Duque de Caxias, Luis Alves De Lima e Silva, descendente da 5ª filha de Toussaint Gurgel, Méssia do Amaral Gurgel,  Bibliografia Consultada, índice Remissivo. Comparando com a 2ª versão,  sobraram:  o inconfidente “mi- neiro”, que por sinal é fluminense, Salvador Carvalho da Cunha   do Amaral Gurgel, bisneto de Toussaint Gurgel; o Patriarca do Recife, Henrique Gurgel do Amaral; Exploradores de Ouro nas Minas Gerais; Justiça e justiceiros, descendente de Vicente Gurgel do Amaral,

Os 300 anos da família Gurgel no Nordeste não foram comemo- rados. Foi-se com o Jarbas, a quem rendo homenagem, um Gurgel como tantos outros, inclusive eu, que teve, como tenho, acendrado amor pela causa da família, como instrumento do desenvolvimento humano e da história da humanidade. JB Serra e Gurgel (Acopiara) jornalista e escritor serraegurgel@gmail.com.

Untitled Document

JB Serra e Gurgel
Jornalista e Escritor
http://www.cruiser.com.br/girias
gurgel@cruiser.com.br


:: Outras edições ::

> 2017

– Outubro
Como os cearenses vem os cearenses nativos e forasteiros

– Setembro
Ascensão e queda de Cleto Meireles: Colmeia, Haspa e Cidade Ocidental

– Julho
Para a Forbes, o Califa Abu Bakral Bagdadi é a 57ª pessoa mais poderosa do mundo

> 2016

– Setembro
Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor

> 2015

– Novembro
Para a Forbes, o Califa Abu Bakral Bagdadi é a 57ª pessoa mais poderosa do mundo

– Outubro
Um cavaleiro andante que caminhou entre aforismos e citações

– Setembro
Por uma claraboia no meio do Salão Nobre do Palácio da Abolição

– Agosto
As cem edições do Jornal da Gíria. Um marco no mundo gírio

> 2014

– Setembro
Acopiara : “Meton, notas de uma vida”, uma trajetória e um exemplo

– Agosto
O Ceará poderia ter tido mais um presidente: Juarez Távora

– Julho
Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor

– Junho
Dionísia aumentou a presença de Acopiara na Siqueira Gurgel

– Maio
Estão querendo Revogar a lei do morro: não sei, não vi, não conheço

– Abril
Faça como o velho marinheiro...

– Março
Tereza Aragão Serra, uma lenda quase esquecida em Tauá

– Fevereiro
José de Alencar e a língua portuguesa

– Janeiro
Moreira de Acopiara - o poeta popular de Diadema/SP

 

> 2013

– Dezembro
A presença dos Cearenses na população de Brasília

– Novembro
O cearense que escolheu o local para implantação de Brasília

– Outubro
Acopiara – Tia Nenem uma guerreira entre os Guilherme

– Agosto
As citações que marcam o cotidiano de Osvaldo Quinsan

– Julho
O último apito do trem que passava por Acopiara

– Junho
Dionísia aumentou a presença de Acopiara na Siqueira Gurgel

– Maio
Estão querendo Revogar a lei do morro: não sei, não vi, não conheço

– Abril
Faça como o velho marinheiro...

– Março
Tereza Aragão Serra, uma lenda quase esquecida em Tauá

– Fevereiro
José de Alencar e a língua portuguesa

– Janeiro
Moreira de Acopiara - o poeta popular de Diadema/SP

> 2012

–Dezembro
O acopiarense Vicente dos dez mares e oceanos

–Novembro
A presença de marranos e ciganos no Ceará

–Outubro
No modo de dizer dos italianos, as raízes de expressões brasileiras

–Setembro
Nobreza Cearense: Barões e viscondes não assinalados

–Agosto
A linguagem de Paco, regional e universal

–Julho
As armas e os barões assinalados

–Junho
Acopiara - Eita Brazilzão sem porteira

–Maio
Acopiara - Nertan Holanda Gurgel. Auto retrato de um homem simples

–Abril
José Alves de Oliveira: “árvore velha não se muda”

– Março
A gíria presente na obra de Eça de Queiroz II

– Fevereiro
Miguel Galdino - uma vida pelas justas causas

– Janeiro
História do Ceará de todos nós, presentes e ausentes

> 2011

– Dezembro
A gíria ou o calão presente na obra de Eça de Queiroz

– Novembro
A gíria ou o calão presente na obra de Eça de Queiroz
– Setembro
Como o Ceará libertou seus 30 mil escravos
– Agosto
Manoel Edmilson Teixeira um homem simples e de bem
– Julho
Acopiara - Apelidos e o que não falta
– Junho
Acopiara -Zé Marques Filho, uma referencia de respeito
– Maio
Os cearenses do Rio de Janeiro
– Janeiro
Acopiara - não é só mineiro que é desconfiado

> 2010

– Dezembro
Acopiara – os brasileiros reclamam de que mesmo?
–Novembro
Marcas da presença do Ceará na Guerra do Paraguai
– Outubro
Como o Brasil começou a fabricar seu papel moeda
– Junho
Um cearense acima de qualquer suspeita
– Maio
Acopiara – O centenário de Alcebíades da Silva Jacome
– Abril
Acopiara e o Seminário do Crato
– Fevereiro
A queda de braço entre o Presidente Castello Branco e seu irmão Lauro

> 2009

– Dezembro
Os desencontros entre José de Alencar e dom Pedro II
– Novembro
Tem uma Teresa que foi a 1ª. mulher cearense a ser delegada da mulher em Brasília
– Outubro
Acopiara - Dom Newton 60 anos de padre, 30 anos de bispo
– Agosto
Acopiara - O passado é um pais estrangeiro
– Julho
Futebol cearense atravessa mau momento
– Junho
Acopiara – O Estrago da Crise Global
–Maio
Meu avô – Henrique Gurgel do Amaral Valente II
–Abril
Acopiara - Reverência aos nossos heróis anônimos
– Fevereiro
Acopiara vista à distancia, em cruzeiro
– Janeiro
Chico Sobrinho o líder do clã que fará 20 anos de poder em Acopiara

> 2008

– Dezembro
- Acopiara comemorou cinco centenários em 2008
– Novembro
- Acopiara – os 50 anos do padre Crisares.
– Outubro
-Acopiara – como nos despedimos dos que se foram
– Setembro
-Acopiara – Mazinho e Erosimar, os empreendedores
– Agosto
-Acopiara – Ezequiel partiu e deixou saudade
– Julho
- Acopiara - Meu avô, Henrique Gurgel do Amaral Valente
– Junho
- As mães que povoaram Acopiar
– Maio
- Chico Guilherme, a hora e a vez do Coronel




:: Veja Também ::

Blog do Ayrton Rocha
Blog do Edmilson Caminha
Blog do Presidente
Humor Negro & Branco Humor
Fernando Gurgel Filho
JB Serra e Gurgel
José Colombo de Souza Filho
José Jezer de Oliveira
Luciano Barreira
Lustosa da Costa
Regina Stella
Wilson Ibiapina
















SGAN Quadra 910 Conjunto F Asa Norte | Brasília-DF | CEP 70.790-100 | Fone: 3533-3800 | Whatsapp 61 995643484
E-mail: casadoceara@casadoceara.org.br
- Copyright@ - 2006/2007 - CASA DO CEARÁ EM BRASÍLIA -